Receita: Mini Bolo



Nada melhor que começar o ano com um ótimo passo-a-passo. Adorei encontrar esse pois o preço dos mini bolos são bem salgados e como tenho uma tia que faz uns bolos maravilhosos vou tentar convencê-la.  Caso, eu tenha no meu big day e ficará lindo nesse suporte que ensinei a fazer aqui

Reparam que agora a url do blog é http://www.paratodoosempre.com ? Por favor, não esqueçam de mudar no menu do blog de vocês.
Ainda não tive tempo de mudar o layout porém acredito que até o final de semana  não passa.  

Curtiram bastante  a virada? Espero que sim!!! A receita apesar de ser extensa é bem fácil de fazer, talvez o mais difícil seja achar as formas. Vou parar de enrolar e colocar a mão na massa..... vamos aos ingredientes:

MASSA
 
200g de manteiga
2 1/2 de açúcar
5 ovos
3/4 xícara de creme de leite fresco
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de extrato de baunilha
1 colher de sopa de fermento em pó

COBERTURA
 
2 xícaras de açúcar de confeitar
5 colheres de sopa de água morna
10 gotas de extrato de baunilha
Algumas gotas de corante alimentício amarelo, verde e rosa



MODO DE FAZER
 
Sugestão: Ligue o forno em 180oC (temperatura média) para ir aquecendo.
 
Prepare a forma: Passe um pouco de óleo com a ajuda de um pincel de cozinha em todas as formas dos bolinhos ou use óleo spray que facilita o trabalho. 
 
claras em nevePrepare as claras: Separe as gemas das claras e bata as claras em ponto de neve na batedeira ou com uma batedor de claras. Na batedeira use a velocidade mais alta e bata por 5 minutos. Batidas à mão ou na batedeira, elas devem ficar bem durinhas, formando picos firmes quando levantadas no ar. 

Dica: Não deixe cair nem um pouco de gema nas claras e não use tigela, batedor de claras ou batedeira com resíduos de gordura. Isso dificulta conseguir um ponto bem durinho das claras.
 
Prepare a massa: Na batedeira em velocidade média, bata o açúcar com a manteiga até ficar cremoso e junte as gemas uma a uma continuando a bater. Depois acrescente a farinha e o creme de leite fresco alternadamente e aos poucos, sempre batendo até ficar uma massa homogênia. Acrescente o extrato de baunilha e bata mais um pouco. Então peneire o fermento sobre a massa, para evitar que eventuais bolinhas ou pedacinhos de fermento fiquem inteiros. Desligue a batedeira e acrescente as claras em neve misturando delicadamente com o batedor de claras até se misturarem. Vire na assadeira previamente untada.

Asse os bolinhos: Para assar os mini bolinhos de casamento, será necessário três formas especiais de silicone com os formatos pré-moldados e com 4 moldes cada uma. A forma de silicone facilita na hora de desenformar. Enche os moldes da forma com a massa, mas tome o cuidado de não encher totalmente, pois os bolinhos ainda irão crescer. Depois coloque a forma sobre um tabuleiro comum e leve ao fôrno pré-aquecido para assar por aproximadamente 20 minutos. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o fôrno e a forma. 
 
Dicas: Verifique se o bolo está bem assado com um palito. Espete-o no meio do bolo, se sair limpo está pronto. Se ainda tiver algum vestígio de massa crua, deixe assar por mais alguns minutos.
Evite ficar assando o fôrno enquanto o bolo está assando. Isto pode solá-lo, ou seja, o bolo não cresce direito e fica com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o fôrno antes de 10 minutos.
 
Desenforme os bolinhos: Deixe-os esfriar antes de retirá-los da forma. Para soltá-los faça uma pequena pressão por trás da forma, empurrando-os para fora. Como a forma de silicone é toda maleável, não será muito difícil soltá-los sem danificá-los. Transfira-os para uma grade para esfriarem completamente. 
 
fazendo cobertura de açúcarPrepare a cobertura: Numa tigela peneire o açúcar de confeitar com um coador fino e misture com a água e o extrato de baunilha com uma colher. Coloque menos uma colher de água para poder avaliar a textura. Se ficar muito grosso, acrescente a água restante. Divida a cobertura que irá colorir em pequenos potes, de acordo com a cor que irá usar. Para a cor que pretende cobrir os bolinhos, deverá deixar maior quantidade. Pingue os corantes de gota em gota, misturando bem à cada gota e observando se a cor já está como gostaria. Para fazer uma a cor bege, basta misturar amarelo e rosa, porém as quantidades devem ser testadas aos poucos para se atingir a cor desejada. 
 
Dica: É importante peneirar todo o açúcar de confeitar para evitar que pequenas bolinhas venham a entupir o bico durante a decoração.
 
colorindo cobertura de açúcarA cobertura deverá ter uma textura não muito líquida para usar no saco de confeitar para fazer detalhes de decoração, porém para cobrir os bolinhos ela deverá estar um pouco mais líquida para se espalhar com facilidade e proporcionar uma superfície lisa. Para isso adicione um pouquinho mais de água. A água pode ser substituída por leite caso queira.

Dica: É mais fácil escurecer uma cobertura do que clareá-la. Para isso será necessário acrescentar mais açúcar de confeitar e água ou leite.
 
Decore os bolinhos: Primeiro será necessário 'dar um banho' de cobertura. Para isso mergulhe de cabeça para baixo cada bolinho na cobertura com a cor que quiser. Deixe escorrer o excesso sobre a tigela e delicadamente coloque-os sobre uma grade para acabar de escorrer e secar por alguns minutos antes de continuar decorando.
Para decorá-los, pode-se usar saco de confeiteiro de qualquer tipo, ou saco de confeitar descartáveis, ou ainda pequenos sacos plásticos com fecho 'ziper': 
 
colocando cobertura no saco de confeitarSaco de confeitar: Primeiro coloque o suporte de atarrachar o bico dentro do saco de confeiteiro e depois por fora adapte o bico escolhido. Vire metade do saco ao avesso e, com a ajuda de uma colher ou espátula, encha parcialmente o saco com a cobertura deixando sobrar uma parte. Será necessário torcer e prender o restante do saco para evitar que a cobertura saia por trás ao expremê-la quando estiver confeitando. 
 
usando saco com fecho 'ziper' para confeitarSaco com fecho 'ziper': Abra o saco e encha-o parcialmente com a cobertura. Ao fechá-lo retire todo o ar. Com uma tesoura afiada corte uma pequena pontinha em um dos cantos inferiores. Comece fazendo um corte pequeno e aumente-o, se necessário, de acordo com os detalhes que desejar fazer na decoração. 
 
Seja qual fôr a sua opção os procedimentos na decoração serão os mesmos:
 
Fazendo os detalhes: Depois que a cobertura secar bem, transfira os bolinhos para pratos individuais (onde serão servidos) e faça todos os detalhes que quiser por cima, usando o saco de confeitar ou o saco com fecho 'ziper'. Deixe os bolinhos secarem por 24 horas antes de serví-los.
 
Dica: Para fazer detalhes como as flores será necessário usar bicos com formatos especiais. Se preferir, pode ainda usar pequenas flores de massa à venda em mercados especializados e colá-las com um pouquinho de cobertura. A decoração pode ser também feita usando bolinhas confeitadas coloridas, prateadas ou douradas. 

RENDIMENTO: 12 bolinhos. 

Fonte: Muito Gostoso

Alguns modelos para inspiração:

     http://www.fddoces.com.br


  http://euinventomoda.blogspot.com

 http://glayderibeiro.blogspot.com

 http://www.delilicias.com.br

10 comentários:

Sueli Oliveira disse...

Querida, um excelente ano pra vc tbem!!!
E que realize todos os sonhos, ok???
bjokas

Cassy disse...

Migaaaaa...
Para um mais lindo do que o outro!!!
Porém nuncaa conseguirei fazer!!!,

Sua tia não queer fazer para fora não!!???

Bjsss

Srta. Dayse Noivíssima disse...

Pena que não tenho mais tempo pra fazer, mas com certeza vou guardar a receita para as amigas... Xerooooo

Musa disse...

Eu vou ter esses minibolinhos, eles são maravilhosos!!! mas vai ser tudo comprado, cadê tempo p fazer?

Bjos!

Nossa história... disse...

Tb acho q eu nunca conseguirei fazer rs.

Qt à maquiadora, não sei se cheguei a te falar que a Rita não tinha mais minha data, mas pretend fechar com uma indicação dela.

Beijos e bom ano novo.

TatiBusa disse...

Esses da foto são bem elaborados e concerteza ficaram lindos.Mais tbm acho salgadinho o preço!

Fran disse...

Oi Lu!

Também irei me casar em 2012, e estou te seguindo já para "trocarmos figurinhas" =P

beijinhoos

Joice disse...

Bolos graciosos! Que 2011 seja maravilhoso!

Bjs...

BRUNA SOARES disse...

lindos os bolinhosss!!! bjosss

Big Noiva disse...

Esses mini bolinhos são lindos e deliciosos!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails